Por que este blog se chama “Saúde e Meio Ambiente”? Respondo: porque a nossa saúde está diretamente ligada à maneira como tratamos o ambiente em que vivemos.
Em nome do progresso, o ser humano vem agindo como o maior predador global já conhecido. Lança mão dos recursos naturais em nome do desenvolvimento, com a finalidade de alcançar uma melhor qualidade de vida. Mas, na realidade, a humanidade está destruindo o planeta onde vive, degradando e poluindo a terra, a água e o ar. Isso, em curto prazo, trará um legado de doenças e de sérias ameaças à sobrevivência das próximas gerações, e quem sabe, até mesmo de nossa própria geração.
Ao poluir a terra, o ar e a água, criamos condições para a disseminação de doenças das mais diversas: bacterianas, virais, alérgicas, tóxicas, degenerativas e até mesmo para o aumento da ocorrência de todos os tipos de cânceres. Há estudos que afirmam que metade dos casos de câncer poderiam ser evitados com cuidados básicos de saúde, como uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Mas como ter uma alimentação saudável se os alimentos ingeridos apresentam alto índice de contaminação nociva de todo tipo? O mesmo pode ser dito em relação às doenças cardiovasculares, que matam precocemente homens e mulheres, aos milhares, em todo o mundo.
Vemos, assim, a grande contradição: em nome do progresso, o homem devasta o planeta, e esta devastação se volta contra ele e o mata. A degradação ambiental agigantou-se tanto que tememos que ela seja irreversível. É preciso então um pouco de bom senso. Vamos nos engajar já na luta pela recuperação do ambiente em que vivemos. Muitas espécies já foram extintas. É uma grande lição que deve ser aprendida e ensinada. Caso contrário, outras espécies se extinguirão, até a última das que hoje conhecemos, e não haverá volta possível.
Vamos aprender, na prática, a reutilizar, a cuidar do lixo, a diminuir seu volume. Vamos parar de descartar no ambiente tudo o que for capaz de degradá-lo: pilhas, baterias, eletroeletrônicos, plásticos, óleos de fontes renováveis (como os de cozinha) e os derivados do petróleo. Vamos ter responsabilidade com os produtos químicos, com os inseticidas, com os medicamentos que sobram, pois eles também poluem. Vamos proteger a fauna e a flora, essenciais ao equilíbrio ambiental.
Vamos plantar árvores, muitas árvores, e impedir sua derrubada. Vamos impedir as queimadas, poupar água e poupar energia. Sobretudo, vamos dar educação ambiental às crianças de todas as idades. Assim procedendo, estaremos colaborando para salvar o nosso maravilhoso planeta azul, como gosto de chamá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário